quarta-feira, 20 de março de 2013

Malte, suor, lúpulo e levedura - Memórias de uma cervejeira que já foi aprendiz


Primeiro envase a gente nunca esquece: ser cervejeiro não tem glamour, mas tem recompensas. Foto: Arquivo pessoal

MAÍRA KIMURA
Especial para A Volta ao Mundo em 700 Cervejas

Com o crescente interesse do brasileiro nas cervejas artesanais, era de se esperar que surgisse uma nova classe de celebridade de nicho: o cervejeiro superstar. Ainda que essa espécie de elite ainda não seja tão claramente demarcada no mundo cervejeiro quanto em outros ramos, como a Publicidade, já existem alguns nomes nacionais e internacionais de destaque. No entanto, o olhar de quem está de fora – ou mesmo o daqueles que já estão de alguma forma envolvidos com o mercado – pode ser enganado por um suposto glamour da profissão.

terça-feira, 12 de março de 2013

Troubadour: A cervejaria dos rebeldes menestréis belgas desembarca no Brasil

Stefan Soetemans, da Troubadour: 60% dos 500 mil litros/ano são exportados
Foto: Marcio Beck 

Apesar do clima bastante distinto, quando o assunto é cerveja, brasileiros e belgas se entendem muito bem. As cervejas belgas, não se pode negar, têm um papel fundamental no despertar do público brasileiro. Vale para as grandes, gigantes, e também para as pequenas; e vale, principalmente, para as tradicionais e as iniciantes. Fundada em 2000 por quatro amigos, a cervejaria artesanal belga Troubadour chegou em dezembro ao Rio de Janeiro e a São Paulo, com lançamento disputado na The Ale House Deli, em Ipanema.

Com a garrafa de 330 ml da Troubadour na faixa de R$ 20 e a de 750 ml na faixa de R$ 50, estão longe de serem das mais caras do mercado. Mas valeriam a pena? Provamos três, na torneira.

sexta-feira, 1 de março de 2013

10 blogs de cerveja que você não pode deixar de ler - além do nosso, é claro

Um levantamento feito pela equipe de A volta ao Mundo em 700 Cervejas em 2012 aponta que a blogosfera brasileira tem cerca de 200 espaços virtuais especializados em cerveja, dos quais cerca de 80 podem ser considerados ativos.

Toda lista é injusta. Sabemos disso. Esta não deve ser encarada, portanto, como uma listagem definitiva dos blogs que merecem ser lidos. No mínimo, deve servir como ponto de partida para que os interessados descubram - tomara - outros tão imperdíveis quanto estes. Esperamos que aproveitem. (Em ordem alfabética de título, sem contar artigos)