sexta-feira, 17 de maio de 2013

DOSSIÊ ESPECIAL: Por que as cervejas são tão caras no Brasil? - Parte 1: A logística

Série de reportagens do 700 Cervejas vai investigar o real peso do Custo Brasil na cerveja. Foto: 123RF

A logística ruim, um dos muitos componentes do chamado "Custo Brasil", segundo cervejeiros artesanais e importadores de cervejas, é um dos principais vilões responsáveis dos preços elevados dos produtos. Mas ... quão ruim é a logística do Brasil, em comparação com a de outros países? Como se mede isso? Como isso afeta os preços? O que pode ser feito para mudar isso?

Em parceria com O Contador de Cervejas, A Volta do Mundo em 700 Cervejas está embarcando em uma investigação profunda sobre os fatores que afetam os custos do mercado cervejeiro nacional. Nesse primeiro capítulo, começamos pela logística.



Responder a essas perguntas exige, no mínimo, uma fonte internacional respeitável e que tenha estudado o problema de forma específica. O Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento, organismo criado no fim da Segunda Guerra Mundial para ajudar a reerguer a economia mundial e hoje mais conhecido apenas como Banco Mundial, preenche estes dois difíceis requisitos.

Em abril do ano passado, o Banco Mundial lançou a 39ª edição de sua publicação especializada em transportes, com o sugestivo título de "Como diminuir os custos de logística no Brasil" (no original, How to Decrease Freight Logistics Costs in Brazil). O estudo, de 176 páginas, enfocou a via marítima, deixando o transporte aéreo para outras edições específicas. Os navios, afinal, respondem pela maior parte do comércio exterior em todo o mundo. Mas o Brasil é uma das exceções.

Na análise comparativa da cadeia logística, o órgão adota quatro parâmetros: o Índice de Desempenho Logístico (Logistics Performance Index, LPI), Índice Fazendo Negócios (Doing Business), o Relatório Global de Viabilidade Comercial (Enabling Business) do Fórum Mundial, e os custos de logística como porcentagem do PIB. Neste primeiro texto de uma série sobre os problemas que limitam o crescimento do mercado cervejeiro brasileiro, vamos falar do primeiro deles, o LPI.

Antes, uma pergunta básica. O que diabos envolve a logística? Eles respondem, ainda que de forma vaga:
Logística pode ser compreendida como o processo de planejar, implementar e controlar o eficiente fluxo e armazenamento de materiais brutos, inventório em processamento, bens manufaturados e informações relacionadas desde o ponto de origem ao ponto de consumação para o propósito de atender aos requerimentos do cliente.
O LPI é um número, em uma escala de 1 a 5, que resulta de um cruzamento de informações de "operadores profissionais e usuários envolvidos no mercado mundial do setor de logística". Para o desenvolvimento do LPI, lançado em um estudo de 2010 do Banco Mundial, foram feitas 5 mil entrevistas, que avaliaram seis áreas de desempenho: procedimentos de alfândega; qualidade de infraestrutura relativa ao transporte; facilidade e acessibilidade de carregamentos internacionais; competência e qualidade da indústria logística local; rastreamento; e linhas do tempo até alcançar a destinação.

No ranking do LPI, o Brasil ficou na 41ª colocação, de um total de 155. Considerando que somos a sexta economia do mundo, não parece bom. Mas não basta olhar o número absoluto na lista. Devido ao seu tamanho e estágio de desenvolvimento econômico, o Brasil é um país difícil de comparar. Pode-se fazer isso, basicamente, de duas formas, geograficamente e economicamente. Melhor, portanto, usar as duas.

Regionalmente, o país está dentro da média em quase todos os quesitos. De acordo com o Banco Mundial,
(...) para o Brasil, o desempenho da alfândega (incluindo serviço fitossanitário) e carregamentos internacionais são percebidos como um problema mais do que infraestrutura, competência logística, rastreamento ou linhas do tempo. (...) O Brasil desempenha de acordo com os indicadores regionais da América Latina e do Caribe".
Recentemente, economistas identificaram um grupo de países com algumas características fundamentais bem semelhantes. Para batizá-lo, pegaram a inicial de cada país e criaram uma sigla: Brasil, Rússia, Índia e China, BRIC. Junto com alguns outros países, nem todos tão gigantescos, passaram a ser conhecidos como "economias emergentes", "mercados emergentes", "países emergentes".
Para os indicadores restantes, o Brasil pode ser considerado em linha com suas referências internacionais, como Índia e China. Se a Federação Russa for incluída na comparação, como geralmente é feito quando comparando países emergentes chave (conhecidos como BRICs), somente a Rússia fica atrás do Brasil em termos de desempenho.
Confira os dados por país:

ÍNDICE DE DESEMPENHO LOGÍSTICO (LPI) 2010

Canadá                3.87
EUA                   3.86
Austrália             3.84
Nova Zelândia         3.65
China                 3.49
Brasil                3.2
Índia                 3.12
Argentina             3.1
Chile                 3.09
México                3.05
Federação Russa       2.61

Fonte: Banco Mundial


CENAS DO PRÓXIMO POST: Quanto custa em média, em temos de serviços portu um contêiner no Brasil e nos demais países? Quanto tempo demora a liberação de uma carga?

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