quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Cervejaria Providência planeja começar venda em garrafas até junho de 2013

"Não ouvi mais nada. Seus carros partiram em direções diferentes e fui tomar minhas providências.
"Que providências?"
"Um pouco de carne fria e um copo de cerveja", respondeu Holmes, tocando a campainha.
CONAN DOYLE, Arthur. "Um escândalo na Boêmia", in As aventuras de Sherlock Holmes.
"Tomar uma providência" pode ter um significado bem mais agradável do que o enunciado sugere, como mostra este pedaço de diálogo do detetive mais famoso do mundo, Sherlock Holmes (como bom inglês, apreciador de um pint de bitter ale), com seu fiel escudeiro, dr. John Watson.

Instalado em Cascavel, no Paraná, num terreno à beira da BR-277, rodovia que liga o Porto de Paranaguá a Foz do Iguaçu, um grupo de amigos está firmemente dedicado a conferir esse mesmo sentido (fica a dica da referência literária) à expressão. É o pessoal da cervejaria... Providência, é óbvio.

Eles estiveram em Blumenau, no Festival Nacional da Cerveja, em março, e foram conferir a 1a. Convenção Nacional dos Blogueiros de Cerveja. Ainda não tinham começado a produção de fato, mas os testes estavam à toda. Hoje, fazem três tipos de cerveja (pilsner, dunkel e weiss), todos bem tradicionais. Mas, além de começar a engarrafar a produção até junho do ano que vem, para alcançar outros estados, eles pretendem, no médio prazo, ampliar a produção e inovar.

Nesta entrevista por e-mail, o responsável pela Administração e Vendas da Providência, Vádis Paulo Consoli, conta um pouco das ... providências - em todos os sentidos - que eles estão tomando para tudo isso acontecer.

ENTREVISTA
VÁDIS PAULO CONSOLI, da CERVEJARIA PROVIDÊNCIA

Houve muita burocracia para conseguir o direito ao uso do nome Providência?

Não. E o nome surgiu casualmente. Estávamos conversando com o responsável pelos registros de vários nomes sugeridos, e ele disse: "Ok, vou tomar providência". Eureka!!!! Descobrimos, em seguida, que houve uma cervejaria no bairro do Batel, em Curitiba, inaugurada em 1901 e fechada em 1945, com esse nome. Buscamos então o registro da marca junto aos órgãos responsáveis, e conseguimos. (Nota do Editor: Uma versão mais detalhada da história pode ser encontrada no site deles)

Quanto tempo demorou?

Cerca de seis meses, entre o registro de estabelecimento e o dos produtos.

Qual é a produção mensal atual?

Estamos começando agora e nossa produção hoje está em torno de 10.000 litros. (Nota do editor: o site fala em 40.000 litros)

E os planos para engarrafar a cerveja, quando se concretizarão?

Se nada atrasar e os equipamentos chegarem até meados de dezembro, acreditamos que poderemos oferecer produtos engarrafados antes do inverno.

O chopp está sendo vendido apenas no Paraná? Como estão as negociações com os distribuidores para a distribuição das engarrafadas?

Como ainda temos apenas chopp, estamos vendendo apenas na região. Assim que estivermos com a linha engarrafada, deveremos alçar voos mais distantes.


O que significam esses "voos mais distantes" na distribuição das engarrafadas? Demais estados do Sul, Sudeste... Nordeste?

Isso mesmo, vamos buscar o maior número de estados possíveis.

Quais são os próximos estilos que vocês estão planejando produzir? Serão estilos mais clássicos ou inovadores?

Teremos alguns clássicos e estamos desenvolvendo dois produtos inovadores. Mas esses não deverão estar no mercado em menos do que dois anos. Nossa meta é produzir dez sabores, de estilos diferentes.

Por que tanto tempo até rolarem os produtos inovadores?

Por serem produtos inovadores, levam tempo para serem desenvolvidos e liberados...

O nome da cervejaria já carrega em si um mote para uma campanha publicitária. Vocês têm planos de investir pesado em divulgação ou pretendem um crescimento mais orgânico?

Faremos um misto disso. Uma coisa vai depender da outra. Começamos com uma campanha modesta, apenas local, em rádios, outdoors, panfletagem e degustações em diversos locais. Assim que conseguirmos um pouco mais de "corpo", deveremos investir mais em mídias regionais e de maior abrangência, sem deixar para trás a missão inicial da cervejaria: oferecer produtos de qualidade!

3 comentários:

  1. o chopp....é de primeira qualidade....vale a pena experimentar...

    ResponderExcluir
  2. A produção atual é de 10.000 lts. Nossa capacidade de produção atual é de 40.000 lts. Mas está aumentando.......

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Caro leitor,

Deixe aqui sua mensagem com opiniões, sugestões, elogios ou críticas. Toda contribuição para aprimorar o conteúdo do blog é bem-vinda.

ALERTA: Qualquer comentário de conteúdo ofensivo será sumariamente deletado, bem como spam e comentários de anônimos. Postem com responsabilidade.

O Editor