quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Será o fim da cerveja Duff? Tomara que sim. Cara de pau precisa ter limite


O Bebendo Bem, do camarada Fabian Ponzi, destacou outro dia a notícia da YahooNews de que a 20th Century Fox está afiando as garras para perseguir juridicamente os fabricantes da cerveja Duff na Colômbia. O que podemos dizer? Que a empresa está combatendo o roubo de sua propriedade intelectual.

Há que se admirar a cara de pau dos irmãos Alvaro e Oscar Ballesteros de recorrer à ideia "genial" de que a cerveja se chama na verdade DuH. As chances de colar, entretanto, são inversamente proporcionais à coragem deles em defender essa tese. A própria empresa fundada pelos dois chama-se DUFF Sudamerica. A cerveja vem sendo marqueteada pelos distribuidores nos países onde está presente como Duff, sem exceção.

Mesmo aceitando-se essa tese esdrúxula, o rótulo, seja como for lido, é cópia exata do que aparece nos desenhos animados dos Simpsons, tendo sido criado pelos desenhistas da equipe deste. O advogado Santiago Mora diz que os Ballesteros vão lutar por seus direitos. Como representante legal dos irmãos, é o que se espera que ele diga. Só que nos parece difícil achar quais seriam os tais "direitos" dos dois nesse caso.



Não vai ser a primeira vez que os criadores dos Simpsons vão fechar uma operação destas. A primeira a tentar a sorte foi a australiana Lion Nathan Brewery, lá em 1996. E olha que essa Duff tinha visual completamente diferente. Hoje em dia, além dos irmãos Ballesteros, há a versão do mexicano Rodrigo Contreras (presente no Brasil) e uma versão austríaca, fabricada pela alemã Eschweger Klosterbrauerei. Todas cairão, mais cedo ou mais tarde. É esperar para ver. Existem muitas mistificações nesse tema. A principal é que a Fox nunca teria registrado a marca Duff, e por isso os piratas poderiam usá-la à vontade.

Não é bem assim que a banda toca. A decisão da Corte Federal da Austrália no caso contra a Lion Nathan favorável à Fox contraria essa suposta explicação. O que a empresa nunca fez, Por determinação do criador do programa, Matt Groening, co-autor do processo, o que a empresa nunca fez foi licenciar efetivamente a marca para uma cervejaria produzir a cerveja Duff oficial.

Groening afirmou que nunca quis estimular o consumo de cerveja entre os jovens - principal público dos Simpsons, que certamente se sentiria tentado a provar "a cerveja do Homer". A grande ironia de todo esse caso é que a Duff e o próprio Homer Simpson,a Taverna do Moe, e o Barney (esse aqui do lado) são parte de uma crítica mordaz aos bebedores regulares de cerveja que existem por aí.

 Resumo: o universo da Duff é a antítese de tudo o que pregam os apreciadores de #cervejadeverdade.

Se for, já vai tarde. Não pela bebida em si. Como podem perceber em momento algum colocamos em xeque a qualidade do trabalho dos cervejeiros envolvidos. Existe aliás uma forma simples de comprovar esta qualidade. Basta mudarem o nome e o visual, e vamos ver como o público responde. Elas teriam o mesmo ibope sem a associação com a marca Simpsons?

A resposta nos parece óbvia.

Um comentário:

  1. Exatamente o que pensei quando vi o imbróglio da Colômbia... só não sabia do detalhe do Groening, que deixa claro que as chances de rolar licenciamento oficial da marca para as cervejarias são muito pequenas...

    ResponderExcluir

Caro leitor,

Deixe aqui sua mensagem com opiniões, sugestões, elogios ou críticas. Toda contribuição para aprimorar o conteúdo do blog é bem-vinda.

ALERTA: Qualquer comentário de conteúdo ofensivo será sumariamente deletado, bem como spam e comentários de anônimos. Postem com responsabilidade.

O Editor