sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

A gigante se move: Heineken estuda
aumento de rótulos para o Brasil

Nem só de artesanais vive o mercado de cervejas especiais. O portfólio atual do United Beers of the World, clube de cervejas premium da Heineken, é composto por oito rótulos: Amstel Pulse (Holanda), Birra Moretti (Itália), Edelweiss (Áustria), Murphy's Irish Stout e Murphy's Irish Red (Irlanda), Dos Equis e Sol Premium (México) e Xingu (Brasil).

A julgar pela quantidade de ações de marketing - sendo as principais os patrocínios a festivais de música no Rio e em São Paulo -, a gigante holandesa está levando o mercado brasileiro bem a sério. Fomos perguntar a ela, então, quais são os planos para o Brasil. Entre o blablablá corporativo e as tradicionais evasivas aos pedidos de informações detalhadas, sob o argumento da estratégia, conseguimos extrair umas novidades.

Resumindo os três pontos principais, a empresa pretende trazer mais rótulos para o Brasil, não tem planos de adquirir micros e pequenas cervejarias nacionais (ao contrário das competidoras) e já admite a possibilidade de criar um bar temático ou algo do gênero no país, num futuro próximo.

O resto vale a pena conferir em mais uma entrevista... exclusiva, claro.



ENTREVISTA
Bernardo Spielmann Gerente de Brand Experience e Marcas Premium da Heineken Brasil

Que volume é trazido dos rótulos premium? Quanto representa dentro do volume total comercializado pela empresa no Brasil?

A Heineken Brasil tem capacidade para produzir 20 milhões de hectolitros em suas oito fábricas espalhadas pelo país. Por questões estratégicas não podemos abrir nossos volumes mas podemos dizer que a produção e importação de nossas cervejas Premium vem aumentando significativamente a medida que este mercado se mostra bastante promissor.

A empresa considera que tem havido aumentos substanciais no consumo de cervejas importadas no Brasil?

O brasileiro tem buscado cada vez mais por produtos de maior qualidade e importados, os produtos Premium. Com o aumento do poder aquisitivo e da grande oferta desses produtos, esse mercado já representa 5% no Brasil e a tendência é que esse número cresça cada vez mais. Principalmente, se levarmos em conta países como os Estados Unidos e a Argentina onde o segmento de cervejas Premium já representa cerca de 15% do mercado total.

Há planos de aumentar o número de rótulos trazidos para o Brasil e o volume?

Há um estudo sendo realizado pela Cervejaria Heineken sobre os próximos produtos que serão importados para o mercado brasileiro, mas ainda os rótulos não estão definidos.

Pesquisa da Nielsen de novembro apontou a Heineken com 8,9% de mercado no Brasil, com Schincariol tendo 10,2% e Petrópolis 10,4%. Que patamar a empresa considera possível alcançar até o fim do próximo ano, considerando as ações mais consistentes de marketing que têm sido lançadas pela empresa recentemente? Que influência o vasto portfólio internacional do grupo pode ter neste desempenho?

Em todos os que países em que atua, a Cervejaria Heineken tem a meta de atingir o primeiro ou segundo lugar em market share. A companhia irá continuar trabalhando estrategicamente as ações de marketing de todas as suas marcas em 2012, com o objetivo de avançar cada vez mais para atingir essa meta. Já os rótulos do United Beers of The World, tem grande importância dentre deste portfólio, pois todos os produtos que são importados pela Cervejaria são vendidos, é um ótimo resultado de vendas para a Heineken, que demonstra a aceitação e o interesse do consumidor por esse segmento.

A empresa vê possibilidade de redução, ainda que lenta e gradual, dos preços médios do portfólio Premium?

A Cervejaria Heineken busca sempre fornecer os melhores produtos a um preço justo para seus consumidores, a política de preços do portfólio Premium segue a mesma estratégia.

A Heineken possui, segundo o site internacional, "200 cervejas e cidras regionais, locais e especiais", com "125 cervejarias em mais de 70 países em 2009"*. Após aquisições recentes, quantas são atualmente? Quais seriam as principais candidatas a embarcar para o Brasil?

A Heineken possui mais de 140 cervejarias espalhadas por mais de 70 países. No Brasil, a Heineken possui fábricas em Manaus (AM), Pacatuba (CE), Feira de Santana (BA), Araraquara (SP), Jacareí (SP), Cuiabá (MT), Ponta Grossa (PR) e Gravataí (RS), com capacidade de produzir 20 milhões de hectolitros anuais.

Como a empresa avalia seu desempenho na disputa com a AB-InBev no mercado brasileiro?

A Cervejaria Heineken respeita seus concorrentes, mas trabalha focado em seu consumidor. Ações que agradem e que atinjam seu público diretamente é o grande foco da companhia.

O mercado de cervejas artesanais nacional tem se mostrado potencialmente bem-sucedido. A Heineken comprou alguma cervejaria artesanal nacional? Planeja ou considera a aquisição de - mais - alguma?

A Cervejaria Heineken não possui nenhuma cervejaria artesanal nacional e ainda não há planos para aquisição de uma.

A Heineken iniciou, recentemente, uma campanha de incentivo ao consumo moderado. Que tipo de ações ela prevê? Qual o investimento do grupo esta ação?

A Cervejaria Heineken, por meio da marca Heineken, iniciou neste verão uma campanha global de consumo responsável de bebida alcoólica totalmente diferenciada, Sunrise Belongs to Moderate Drinkers. A campanha começou com a instalação de um sofá com design futurista na praia de Botafogo, no Rio de Janeiro, e em outras três cidades ao redor do mundo. O sofá foi estrategicamente posicionado de forma a garantir uma vista privilegiada do nascer do sol. A revelação do grande mistério do sofá, que durou semanas e aguçou a curiosidade dos consumidores da marca, foi o lançamento do novo filme The Sunrise. Totalmente diferenciado quando comparado a todas as campanhas de consumo responsável já realizadas pelas empresas de bebida alcoólica, o comercial é sofisticado e traduz a realidade da experiência de consumo na noite, vivenciada por jovens adultos fãs de cerveja do mundo todo. As cenas conversam com o público da marca de forma criativa, sem usar imagens apelativas como acidentes ou batidas de carro ou alguém passando uma lição de moral. A Heineken encontrou uma maneira única de fortalecer sua plataforma de consumo consciente de álcool e demonstrar seu interesse em manter o seu consumidor saudável, bebendo com moderação. Essa iniciativa de consumo responsável faz parte da plataforma global de sustentabilidade da cervejaria Heineken, Brewing a Better Future, e é um dos principais pilares dentro do projeto. Essa e outras ações das marcas do portfolio da Cervejaria serão atreladas a essa plataforma durante todo ano de 2012.

O Heineken Experience recebeu no último dia 14 o visitante 500.000. A empresa tem algum espaço próprio no Brasil, seja uma loja-conceito ou um bar temático no Brasil? Se não, há planos de construir um espaço destes?

Aqui no Brasil ainda não há planos para uma loja ou bar conceito. Mas o Brasil é um mercado que vem crescendo muito globalmente e em pouco tempo, creio que teremos algum projeto para ser aplicado ao nosso mercado.

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