segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Missão dada: Beer Experience em SP

Quem gosta de cerveja tem o dever de fazer todo o possível para dar um pulo em São Paulo no próximo sábado. É o que eu vou fazer, aliás.


Vai rolar o 1º Beer Experience - Festival de Degustação de Cervejas Artesanais Nacionais e Importadas, evento idealizado e organizado pelo empresário e sommelier de cervejas André Cancegliero, junto com o técnico cervejeiro Alan Gregor Sene, professor de cervejas artesanais do curso Brewing Pride. A expectativa é de cerca de 5 mil visitantes.



Segundo André Cancegliero (foto), há cerca de 20 mil rótulos de cervejas no mundo e a feira apresentará mais de 100 - o que me deixou deveras melancólico, porque as minhas 700 eleitas não são nem 10% das existentes. No Brasil são 90 microcervejarias - pouco mais de 5% do que existe nos US of A. O próprio Cancegliero produz uma, a Urbana (ainda não provei). A explicação dele para criar o evento:

"O mercado de cervejas gourmet cresceu muito e o brasileiro está descobrindo o sabor de cervejas mais encorpadas, aromáticas, adquirindo paladar mais sofisticado, a fim de degustar as novidades que chegam ao mercado. O brasileiro, acostumado a beber apenas a cerveja tipo pilsen, tem descoberto as cervejas superpremium e artesanais e buscado mais conhecimento para saber apreciá-las”.

Concordo em gênero e número, e se na língua portuguesa houvesse concordância de grau, concordaria nisso também.

Fazer a sua própria cerveja, inclusive, diz ele que é mais fácil do que parece, para quem tem dedicação.

Para fabricar cerveja não é necessário ter amplo espaço ou esperar época do ano favorável. Qualquer pessoa, com alguns conhecimentos específicos, pode elaborar a sua própria cerveja e fazê-la em casa, se quiser".

E ele, que não é bobo nem nada, tem também uma lojinha para vender os insumos necessários. Quanto mais gente produzindo boas cervejas, melhor para o mercado e para o consumidor. Amém.

De acordo com o texto da assessoria do evento, o festival "é a oportunidade de degustação das cervejas de fabricantes e importadores mas também conta com a participação de distribuidores, representantes das Acervas (Associação dos cervejeiros artesanais), comerciantes de insumos e produtos relacionados ao mercado cervejeiro, para apresentarem aos apreciadores as novidades e curiosidades do setor".

As cervejarias nacionais presentes incluem a Amazon Beer (Belém), Colorado (Ribeirão Preto), Dama Bier (Piracicaba), Wäls, Backer e Falke (Minas Gerais). As atrações estrangeiras incluem a Brooklyn (EUA), Baladin (Itália), Brew Dog (Escócia) e Bernard (República Tcheca).

Para distrair o povo cervejeiro, trilha sonora de acordo: o evento vai ter as bandas paulistas Velhas Virgens e Blues on the table.


1º BEER EXPERIENCE
FESTIVAL DE DEGUSTAÇÃO DE CERVEJAS

20 de agosto (sábado)
Centro de Convenções Frei Caneca
Rua Frei Caneca, 569 – 5º andar – Consolação - São Paulo/SP
Das 10h às 21h
R$ 40 (antecipado); R$ 60 (bilheteria) - ATENÇÃO: As cervejas não estão incluídas no preço.
(11) 6493.9452
www.beerexperience.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro leitor,

Deixe aqui sua mensagem com opiniões, sugestões, elogios ou críticas. Toda contribuição para aprimorar o conteúdo do blog é bem-vinda.

ALERTA: Qualquer comentário de conteúdo ofensivo será sumariamente deletado, bem como spam e comentários de anônimos. Postem com responsabilidade.

O Editor